quarta-feira, 25 de junho de 2014

Santidade ao seu alcance

Hoje, venho compartilhar algumas coisas sobre o livro "SANTIDADE AO SEU ALCANCE", escrito pelo pastor IVÊNIO DOS SANTOS. Pastor Ivênio é um servo de Deus estudioso, dedicado e ótimo orador, visto o que escreveu Russel Shedd no prefácio do livro: "Pr. Ivênio é um dos melhores pregadores que já ouvi." Tive o privilégio de poder ouvi-lo na conferência da família deste ano, na minha igreja(PIBRJ), e tive o privilégio de poder desfrutar da leitura desse livro que é edificante e impactante ao coração. Venho, então, destacar algumas frases e pontos importantes desse livro, frases que falaram profundamente à minha alma e que me fizeram ver a santidade de uma forma mais sublime. Logo na introdução do livro já se discorre sobre o que é e o que não é santidade, então começa uma aventura de sete capítulos onde encontramos palavras mágicas e de grandes aprendizados sobre o tema. No primeiro capítulo, "As três etapas da salvação", encontra-se relatos sobre a penalidade, domínio e presença. No segundo capítulo, "O objetivo da lei", mais três fundamentos importantes para uma boa reflexão: responsabilidade, disponibilidade e impossibilidade. No terceiro capítulo, "Quebrantamento", a história de Elimeleque, Josafá, Paulo e Pedro e como eles foram moldados ao longo de suas histórias. No capítulo quatro, "A fé que vence o mundo", mais três personagens bíblicos em destaque: Abel(com aceitação), Enoque(com comunhão) e Noé(com missão). No capítulo cinco, "Você também pode andar sobre as águas", encontramos quatro verdades destacadas de Mateus 14.22-33 que são: No caminho da obediência iremos encontrar oposição; Jesus é Rei Soberano sobre todas as adversidades que nos afligem; Jesus nos convida a andar com Ele sobre tudo o que possa estar nos afligindo; Quando fracassamos no nosso andar, Ele está pronto a restaurar-nos. No capítulo seis, "A plenitude de Deus", a referência está no Salmos 37.4-7 e cinco são os destaques: agradar-se; entregar-se; confiar; descansar; esperar. Por fim, no capítulo sete, "Dependência ou morte" destaca-se a forma que temos de invalidar as Escrituras, cultuar à nós mesmos e desenvolver um rigor ascético. Em cada linha desse livro eu entendo que o autor quer nos transmitir a importância de sermos dependentes de Cristo pois sem Ele não somos nada; que precisamos nos esvaziar de nós mesmos para que Ele possa fazer a boa obra em nós e que todos, que somos novas criaturas, temos uma missão a ser cumprida. No mais, vejo com importância maior a busca por uma liberdade da escravidão do pecado. Acredito que sejam realmente esses os aprendizados que o autor queira nos transmitir. Santidade ao seu alcance é um livro surpreendente, poético, devocional, motivacional e certamente inspirado por Deus. Destaco, de tudo o que é muito edificante, algumas frases que falaram profundamente ao meu coração e me despertaram à entender o sublime da santidade: 


"Salvo pela graça para as boas obras, e nunca salvo pelas obras, como tem ensinado a maioria dos grupos religiosos. As obras haverão de ser evidência da salvação e não causa." 

 "A santificação também é pela graça."

 "Vida cristã é vida substituída. Estamos sendo salvos do domínio do pecado pela vida de Jesus em nós."

 "Não se louva a Deus para. Só se louva a Deus porque."

 "O arrependimento é uma atitude de humilhação, de aceitar-se pecador, enquanto que o remorso é uma atitude orgulhosa de tentar pagar a própria dívida."

 "Ao aceitarmos a verdade sobre nós, aceitamos a verdade sobre o outro. Ao aceitar-me falho, aceito que o outro também o seja, e paro de querer mudá-lo."

 "A fé que não gera efeitos visíveis não existe, ou está morta."

 "A Bíblia não manda exortar os que choram, ou estimular os que choram, ou aconselhar os que choram, mas chorar com os que choram."


"O principal objetivo de Deus não é livrar-nos das tribulações, mas ensinar-nos a andar vitoriosamente sobre elas, firmados n'Ele."

"Amigos, qualquer pessoa está sujeita a cair, mas ninguém precisa ficar caído."

"Fazer a vontade de Deus, para muita gente, significa ser privado de tudo o que é bom."

"Só existe liberdade real quando saímos do jugo opressor de Satanás e colocamo-nos debaixo do jugo do amor de Deus."

"Legalismo nada mais é do que tentativas de viver de forma autônoma através da prática de regras que parecem conferir santidade aos que a praticam."

"A lei é qual espelho que nos revela nossa rebelião e fraqueza."

"Corremos o perigo de um espírito legalista quando a nossa motivação de fazer ou deixar de fazer qualquer coisa é colocar-nos debaixo das luzes da aprovação dos outros."

"Ou nos alimentamos da Árvore da Vida, totalmente dependentes do Pai, ou estaremos nos alimentando da árvore da morte, ou seja, tentando por nós mesmos vencer o pecado, andar em santidade, e coisas tais."

"O perfeccionismo, ao invés de ressaltar a vida dependente, tende a promover a autonomia."