Hoje venho escrever sobre Richard James Foster e sobre seu livro "Oração: o refúgio da alma." Richard Foster é teólogo cristão, professor, pastor e autor renomado de vários best-sellers. Richard, neste livro, nos desafia a ter uma vida de oração constante e diária. Richard divide o livro em três partes nos orientando à enxergar a transformação de que necessitamos(Movimento para dentro), a intimidade de que necessitamos(Movimento para cima) e o sacerdócio de que necessitamos(Movimento para fora). Em "Oração: o refúgio da alma", Richard aborda sobre 21(vinte e um) tipos de oração e a importância que cada uma delas têm para o nosso viver e como cada uma pode contribuir para que tenhamos um relacionamento puro e íntimo com Deus, como também, fazer com que possamos descobrir nossa verdadeira essência e realidade. Sua intenção também é nos despertar à conceitos errôneos sobre a oração e fazer com que possamos contemplar, compreender e experimentar a verdadeira essência da oração e onde tudo isso pode nos levar. Richard escreve para os que não tem uma vida de oração regrada e também para os que conseguem fazer da oração um hábito, como ele mesmo descreveu: "Neste livro, dirijo-me aos que pouco se dedicam à oração, que é
como tenho sido, e aos que são inteiramente devotados a ela, que é como
pretendo ser." Richard neste livro, vale destacar, cita frases de pessoas influentes ao cristianismo como por exemplo Agostinho, Dietrich Bonhoeffer, Martinho Lutero, Pascal, Teresa de Ávila, C.S Lewis, entre outros. "Oração: o refúgio da alma" é um livro muito rico em palavras. Quando você perceber, estará lendo e orando ao mesmo tempo. É um livro mágico pois em cada linha o amor de Deus é transmitido ao leitor. Percebo que a oração é a fonte principal que temos de nos relacionarmos com Deus e que através dela, tendo os corações sensíveis, nos despertaremos para outras diversas formas e assim poderemos desfrutar da Sua presença, amor, cuidados, graça e misericórdia constantemente. Este livro, através das formas de oração, leva-nos à uma reflexão sobre o eu, sobre Deus e também sobre o próximo. Não poderia deixar de destacar algumas frases que foram tocantes ao meu coração e que expressam bem o poder e a beleza da oração. Segue algumas:
"A verdadeira e completa oração não é outra coisa senão o amor." (Agostinho)
PARTE I: Movimento para dentro- Vendo a transformação de que necessitamos:
"A oração saudável precisa de experiências comuns, terrenas. Como caminhar, falar e rir. Como trabalhar no quintal, jogar conversa fora com os vizinhos e lavar as janelas. Como amar a esposa, brincar com os filhos e trabalhar com os colegas. Se desejamos estar espiritualmente preparados para escalar o Himalaia espiritual, precisamos de exercícios regulares nos vales e colinas da vida cotidiana."
"Se a chave é a oração, a porta é Jesus Cristo."
"Ora bem quem ama bem." (Samuel Coleridge)
"A graça significa não somente não somente que somos salvos por ela, mas que vivemos por ela. Assim, é também por meio dela que oramos."
"Saiba porém, que o único lugar em que Deus nos pode abençoar é justamente onde estamos, porque é o único lugar onde estamos."
"Convidamos Deus para caminhar conosco sempre que nos sentimos angustiados pelo fracasso de nossos sonhos."
"Podemos nos sentir perfeitamente livre quando apresentamos nossas queixas a Deus, quando argumentamos com ele, ou quando clamamos a ele."
"A oração não é outra coisa senão um progresso em nosso relacionamento amoroso com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo."
"Se pudéssemos obrigar o Criador dos céus e da terra a atender ao nosso chamado, não estaríamos em comunhão com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó."
"A confiança precede a fé."
"O caminho do autoconhecimento jamais deve ser abandonado, nem existe nessa jornada uma alma gigante, que não precise retornar ao estágio de infante ou de uma criança de peito." (Teresa de Ávila)
"A oferta de nós mesmos só pode ser a oferta de nossa experiência de vida, porque só ela expressa o que de fato somos. Assim, a única oferta que devemos apresentar é o que somos, não o que desejamos ser. Por isso, oferecemos a Deus não apenas nossas virtudes, mas também nossas fraquezas; não apensas nosso talento, mas também nossa incapacidade. Nossas dissimulações, nossa luxúria, nosso narcisismo, nossa indolência- tudo isso deve ser colocado sobre o altar de sacrifício."
"O caminho do autoconhecimento jamais deve ser abandonado."
"Encontre a porta de seu coração e você descobrirá a porta do Reino de Deus." (João Crisóstomo)
"Por meio da oração de lágrimas, damos a Deus permissão para que ele nos mostre nossa pecaminosidade e a pecaminosidade do mundo no nível emocional. Melhor dizendo, as lágrimas são o recurso que Deus tem para nos ajudar a passar da mente para o coração, onde nos prostramos em adoração e louvor contínuos."
"Não somos pecadores porque cometemos atos pecaminosos; cometemos atos pecaminosos porque somos pecadores."
"O fogo do pecado é intenso, mas é apagado com algumas lágrimas, pois a lágrima apaga uma fornalha de culpa e purifica as feridas do pecado." (João Crisóstomo)
"Começamos a entrar na plenitude da graça depois que nos desobrigamos de nossa vontade e mergulhamos na vontade do Pai. É a oração de renúncia que nos leva do conflito para a libertação."
"O fato de Deus falar conosco não garante que entenderemos sua mensagem corretamente."
"Nenhum de nós conseguirá manter uma vida de oração, a menos que esteja preparado para mudar. Ou aceitamos isso, ou retornamos àquela vidinha que mantém a forma da santidade, mas nega o poder- e isso é o mesmo que nos acomodar."
"Sem a solitude, é impossível viver uma vida espiritual." (Henri Nouwen)
PARTE II: Movimento para cima- Buscando a intimidade de que necessitamos:
"Nem manipulamos Deus, nem somos manipulados por ele. Somos envolvidos na ação e participamos dos resultados, mas não os controlamos nem os definimos."
"Oramos na voz reflexiva, entrando no caminho de receber e responder 'que se irradia em mil sutilezas de participação, intimidade, confiança, perdão e graça'."
"Quando tropeçamos nas palavras, o Espírito fortalece a sintaxe. Quando oramos por motivos confusos, o Espírito purifica o canal. Quando vemos através de um vidro escurecido, o Espírito ajusta o foco sobre o que pedimos até que isso corresponde à vontade de Deus."
"Oramos, mas não somos nós que oramos: o que é Maior é quem ora por nós."
"Cristo está presente entre nós, e sua vida é verdadeiramente repartida entre nós, mas como isso funciona é mistério."
"Oração, muita oração, é o preço de uma palavra ungida; oração, muita oração, é o único critério para manter esse derramamento de poder. Sem a oração incessante, a unção nunca chegará ao pregador. Sem a perseverança na oração, a unção, como o maná que era guardado em excesso, cria bicho."
"A oração aspirativa é mais descoberta que criada. Estamos pedindo a Deus que nos mostre sua vontade, seu caminho, sua verdade em relação àquilo de que necessitamos."
"Sua graça está sempre à disposição, e ele entende nossa fragilidade. No tempo certo, poderemos tentar outra vez. A questão não é se falhamos ou se tornamos a falhar- isso já é esperado. O que importa é se depois de determinado tempo desenvolvemos o hábito da comunhão divina."
"O Espírito revigora a alma e restaura o coração."
"O caminho principal para a oração do coração é o amor simples. O amor é a resposta do coração à irresistível bondade de Deus, que nos permite simplesmente chegar e falar com ele honestamente, sem rodeios. Você pode ser tão cheio de temor e tão pleno de amor na presença divina, que não encontra palavras para se expressar."
"O amor do Pai é como um aguaceiro que se abate sobre nós quando menos esperamos, encharcando-nos com maravilhas, louvores e indizíveis palavras. Quando isso acontece, não armamos o guarda chuva para nos proteger; preferimos ficar debaixo da chuva forte do Pai."
"Estamos ouvindo com o coração o Espírito Santo dentro de nós. Essa piedosa leitura, como a podemos chamar, nos edifica e fortalece."
PARTE III: Movimento para fora- Buscando o sacerdócio de que necessitamos:
"Oramos pelo comum de três formas: transformando em oração as experiências comuns da vida, vendo Deus nas experiências da vida e orando ao longo das experiências comuns da vida."
"Nossa rotina deve ser uma santidade sinfônica, na qual todas as atividades de trabalho, lazer, família, adoração, sexo e sono ocorram nos ambientes santos do infinito."
"Deus se agrada de nossos pedidos. Ele tem prazer em ouvir nossos pedidos. O coração divino se comove com os nossos pedidos."
"Iremos para um céu onde, com gratidão, saberemos que as grandes recusas de Deus algumas vezes foram a sincera resposta à nossa mais sincera oração." (P. T. Forsyth)
"Se Deus respondesse a todas as orações fúteis que fiz durante a vida, onde eu estaria hoje?" (C. S. Lewis)
"Perdão significa que o poder do amor que nos une é maior que o da ofensa que nos separa."
"Se ele(Jesus) não interceder, não há comunicação com Deus, nem para nós, nem para os santos." (Ambrósio de Milão)
"Devemos repetir uma súplica não duas ou três vezes, mas quantas vezes precisarmos, centenas, milhares de vezes. Não podemos nos cansar de esperar a ajuda de Deus." (João Calvino)
"Somos seres humanos mortais, e reconhecer nossas limitações é um ato de humildade."
"A oração é a intercessão pelo bem estar do próximo perante Deus." (Agostinho)
"A oração tem a capacidade de prevalecer no céu e dobrar a onipotência aos seus desejos."
(Charles Spurgeon)
"Assim como sofreu outrora em sua pessoa, agora Cristo sofre diariamente em seus membros."
(João Calvino)
"Devemos ser sábios e sensíveis, para que executemos o comando da fé apenas quando isso for correto e bom."
"A oração em secreto no quarto é um sangrento campo de batalha. Ali são travadas videntes e decisivas batalhas." (Ole Hallesby)
"A verdadeira mensagem profética convida-nos a abrir bem os braços e a abraçar o mundo inteiro."
"A comunhão cristã é um dom de Deus criado pelo poder do Espírito e baseado em nosso perdão em Jesus Cristo. Todos vivem sob a cruz, perdoando e sendo perdoados."
"Amamos a Deus por amarmos o próximo e só podemos amar o próximo quando amamos a Deus. Os dois mandamentos formam um manto sem emendas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário