A escrita da vez é sobre o livro "A cruz de Cristo" de John Stott(pastor e teólogo anglicano que, mundialmente, ficou conhecido como um dos grandes nomes evangélicos). A cruz de Cristo é um livro que nos transmite a importância da cruz e seu simbolismo, assim como, o que ela significa para nossas vidas. John Stott revela que ela é o símbolo universal da fé cristã e narra a história de Cristo antes, durante e após a sua crucificação, assim como, todas as circunstâncias e consequências desse marco histórico. Um livro que aborda porque , pra quê e por quem Cristo morreu. Um livro que fala sobre pecado, perdão, reconciliação, justificação, sofrimento, glória, salvação, amor e tantas coisas mais que são relacionadas ao que Cristo representa para a humanidade. Nada como a cruz de Cristo para revelar tão grande amor e transmitir esperança de vida. Para entender mais sobre esse clássico de John Stott e sobre o amor de Deus revelado na Cruz de Cristo, seguem algumas frases preciosas:
Primeira Parte: Aproximando-se da Cruz
"Os evangelistas sugerem que o batismo a a tentação de Jesus foram ocasiões em que ele se comprometeu em seguir o caminho de Deus em vez do caminho do diabo, o caminho do sofrimento e da morte em vez do caminho da popularidade e da fama."
"A vocação do Messias era sofrer e morrer pelo pecado dos homens, e, assim, ser glorificado."
"Onde a fé vê a glória, a descrença vê apenas a desgraça. O que era loucura para os gregos, e continua sendo para os intelectuais modernos que confiam em sua própria sabedoria, é, contudo, a sabedoria de Deus."
"A cruz é o pivô, como também o centro do pensamento do Novo Testamento. É o marco exclusivo da fé cristã, o símbolo do cristianismo e sua estrela polar."
"Cristo é para nós o que o é a cruz. Tudo o que Cristo foi no céu ou na terra foi colocado no que ele fez aí... A pessoa não pode compreender a Cristo até que compreenda a sua cruz." (P. T. Forsysth)
"Ansiosos por evitar a dor de uma entrega completa a Cristo, nós também procuramos subterfúgios. Deixamos a decisão para alguém mais, ou optamos por um compromisso morno, ou procuramos honrar a Jesus pelo motivo errado(como mestre em vez de Senhor), ou até mesmo fazemos uma afirmação pública de lealdade a ele, mas ao mesmo tempo o negamos em nossos corações."
"Nós também sacrificamos Jesus à nossa ganância como Judas, à nossa inveja como os sacerdotes, à nossa ambição como Pilatos."
"Antes que possamos começar a ver a cruz como algo feito para nós(que nos leva à fé e à adoração), demos de vê-la como algo feito por nós(que nos leva ao arrependimento)."
"Era por sua morte que ele desejava, acima de tudo, ser lembrado. Portanto, é seguro dizer que não há Cristianismo sem a cruz. Se a cruz não for o centro da nossa religião, a nossa religião não é a de Jesus."
"É impossível que encaremos a cruz de Cristo com integridade e não sintamos vergonha de nós mesmos."
Segunda Parte: O Coração da Cruz
"O motivo pelo qual muitos dão respostas erradas às perguntas acerca da cruz, e até mesmo fazem perguntas erradas, é que não pensaram cuidadosamente na seriedade do pecado nem na majestade de Deus."
"Hoje o nosso slogan deve ser: fora com o determinismo por todos os meios! Pois torna impossível toda a compreensão do homem como homem."
"Faz parte da glória de ser humano o fato de sermos responsáveis por nossas ações. Então, quando reconhecemos nosso pecado e culpa, recebemos o perdão de Deus, entramos na alegria da sua salvação, e, assim, nos tornamos ainda mais completamente humanos e saudáveis. Doentio é o espojar-se na culpa que não leva à confissão, ao arrependimento, à fé em Jesus Cristo e ao perdão."
"Se alguém imagina que Deus pode simplesmente perdoar-nos do mesmo modo que devemos perdoar uns aos outros, ainda não considerou a seriedade do pecado."
"A cruz é o único lugar em que o Deus amoroso, perdoador e misericordioso é revelado de tal modo que percebemos que a sua santidade e o seu amor são igualmente infinitos. De fato, o aspecto objetivo da expiação pode ser resumido como segue: consiste na combinação da justiça inflexível, juntamente com as suas penalidades, e o amor transcendente."
"Na cruz de Cristo a justiça e o amor de Deus são revelados simultaneamente." (G. C. Berkouwer)
"É erro total supor que Deus age em certa época de acordo com um de seus atributos, em em outra de acordo com outro. Ele age em conformidade com todos eles em todos os tempos."
"Como, pois, podia Deus expressar simultaneamente sua santidade no juízo e seu amor no perdão? Somente providenciando um substituto divino pelo pecador, de modo que o substituto recebesse o juízo, e o pecador o perdão.''
"A noção de substituição é que uma pessoa toma o lugar de outra, especialmente a fim de levar sua dor e livrá-la dela. Tal ação é vista universalmente como nobre. É bom poupar dor às pessoas."
"Não haver perdão sem sangue significa não haver expiação sem substituição. Tinha que haver vida por vida ou sangue por sangue."
"Estejamos contentes com dizer que Cristo morreu, o Filho do Pai; e que isto seja suficiente, porque as Escrituras nos disseram tanto." (Tertuliano)
"Se falarmos somente do sofrimento e morte de Cristo, menosprezamos a iniciativa do Pai. Se falarmos somente do sofrimento e morte de Deus, passamos por alto a meditação do Filho. Os autores do Novo Testamento jamais atribuem a expiação nem a Cristo de modo que o separe do Pai, nem a Deus de tal maneira que Cristo seja dispensado, mas, antes, a Deus e a Cristo, ou a Deus agindo em Cristo e através dele com sua concorrência total."
"O importante é que Deus e Cristo estavam juntos ativos na obra da reconciliação, deveras que foi em Cristo e através dele que Deus estava efetuando a reconciliação."
"Pode-se dizer, portanto, que o conceito da substituição está no coração tanto do pecado quanto da salvação. Pois a essência do pecado é o homem substituindo-se a si mesmo por Deus, ao passo que a essência da salvação é Deus substituindo-se a si mesmo pelo homem. O homem declara-se contra Deus e coloca-se onde Deus merece estar; Deus sacrifica-se a si mesmo pelo homem e coloca-se onde o homem merece estar. O homem reivindica prerrogativas que pertencem somente a Deus, Deus aceita penalidades que pertencem ao homem somente."
Terceira Parte: A Realização da Cruz
"Deus não nos ama porque Cristo morreu por nós; Cristo morreu por nós porque Deus nos amou."
"É o próprio Deus que, em ira santa, necessita ser propiciado, o próprio Deus que, em santo amor, resolveu fazer a propiciação, e o próprio Deus que, na pessoa do seu Filho, morreu pela propiciação dos nossos pecados."
"A redenção centraliza-se na má situação dos pecadores da qual foram resgatados pela cruz."
"O perdão redime nossas dívidas e cancela nossa responsabilidade pelo castigo; a justificação nos concede uma posição justa perante Deus."
"A árvore deve vir primeiro, então o fruto. Pois não é a maçã que faz a árvore, mas a árvore que faz a maçã. De modo que primeiro a fé faz a pessoa, que, depois, produz as obras." (Lutero)
"Deus realmente justifica o homem que crê, contudo, não por causa da dignidade da sua crença, mas pela dignidade daquele em que crê." (Richard Hooker)
"Justificação é nossa posição legal na presença do Juiz no tribunal; reconciliação é nosso relacionamento pessoal com nosso Pai no lar. De fato, o último é sequela e fruto do primeiro. É somente quando somos justificados pela fé que temos paz com Deus(Romanos 5.1), a qual é a reconciliação."
"Tudo é de Deus; a única coisa minha com a qual contribuo para a minha redenção é o pecado do qual preciso ser redimido." (William Temple)
"Ó doce troca! Ó operação inescrutável! Ó benefícios que ultrapassam todas as expectativas! Que a impiedade de muitos fosse oculta em apenas Um justo, e que a justiça de Um justificasse a muitos transgressores." (Epístola a Diognetus - Capítulo 9)
"Senhor Jesus, tu és a minha justiça, e eu o teu pecado. Levaste sobre ti o que era meu; mas depuseste sobre mim o que era teu. Tu te tornaste o que não eras, para que eu pudesse me tornar o que eu não era."
"A justificação significa este milagre: que Cristo toma o nosso lugar e nós tomamos o seu." (Emil Brunner)
"Deus terminou a obra da reconciliação na cruz; contudo ainda é necessário que os pecadores se arrependam e creiam e assim sejam reconciliados com Deus."
"Razão alguma do homem pode justificar a Deus num mundo como este. Ele deve justificar-se a si mesmo, e o fez na cruz do seu Filho."
"Foi com os espiritualmente rejeitados, não apenas com os socialmente rejeitados, isto é, com os pecadores, não apenas com os criminosos, que Jesus se identificou na cruz."
"A cruz é o modo pelo qual Deus satisfaz ao seu amor e justiça na salvação dos pecadores."
"No conceito 'objetivo' Deus satisfaz-se a si mesmo, no 'subjetivo' ele nos inspira, e no 'clássico' ele vence o diabo. Assim, Jesus Cristo é, sucessivamente, Salvador, o Mestre e o Vencedor, porque nós mesmos somos culpados, apáticos e cativos."
"As quatro tiranias caracterizam a antiga "era" inaugurada por Adão. Nela, a lei escraviza, a carne domina, o mundo engana e a morte reina. A nova "era", porém, inaugurada por Cristo, é caracterizada pela graça e não pela lei, pelo Espírito e não pela carne, pela vontade de Deus e não pelas modas do mundo, pela vida abundante e não pela morte. É essa a vitória de Cristo na qual ele permite que entremos."
Quarta Parte: Vivendo sob a Cruz
"Não nos batizamos a nós mesmos. Submetemo-nos ao batismo, e a ação que nos é feita simboliza a obra salvadora de Cristo."
"O meu valor é o que valho para Deus; e esse é grande e maravilhoso, pois Cristo morreu por mim." (William Temple)
''Em teoria conhecemos muito bem o princípio paradoxal de que o sofrimento é o caminho da glória, a morte o caminho da vida e a fraqueza o segredo do poder."
"Assim como a essência do ódio é o assassínio(como aconteceu com Caim), da mesma forma a essência do amor é o autossacrifício(como aconteceu com Cristo)."
"Deus faz mais, contudo, que nos apresentar um excelente espetáculo do seu amor na cruz; ele coloca o seu amor em nosso íntimo."
"A justiça sem a misericórdia é por demais severa, e a misericórdia sem a justiça é por demais leniente."
"A poda é processo drástico, que muitas vezes parece cruel, à medida que a videira é recortada e deixada quase desnuda. Mas quando voltam a primavera e o verão, há muito fruto."
"O valor do sofrimento não está na dor que acarreta, mas no que o sofredor faz com ele. É no pesar que descobrimos as coisas que são realmente importantes; é no pesar que descobrimos a nós mesmos."
"Não é tanto o sofrimento que amadurece as pessoas, mas a maneira pela qual elas reagem a ele... Pode-se dizer também que não é o sofrimento que faz a pessoa crescer, mas que a pessoa não cresce sem o sofrimento."
"Fosse Deus incapaz de sofrer, então ele também seria incapaz de amar, ao passo que aquele que é capaz de amar também é capaz de sofrer, porque ele também se abre ao sofrimento que o amor acarreta."
(Jurgen Moltmann)
"Somente o Deus sofredor pode ajudar." (Bonhoeffer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário